Search

Results 1 - 14 from 14 Found materials (New search)
<Previous [1] Next> 

  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 70
  • Visits: 1.540

JOGO DA MEMÓRIA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

A Atividade experimental sobre MÃtodos Contraceptivos se desenvolve atravÃs de um jogo de cartas da memÃria, onde o aluno associa o conceito à imagem o que possibilita o desenvolvimento de trabalho em grupo, a melhora de suas habilidades cognitivas e fixaÃÃo do conteÃdo.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 921
  • Visits: 6.455

Aprendizado e memória

Esse trabalho à resultante de notas de aula da disciplina de sistemas de memÃria (ministrada por mim) do curso de pÃs-graduaÃÃo em neuropsicologia na Faculdade de CiÃncias MÃdicas da Unicamp. Por ser voltado a um pÃblico heterogÃneo, os tÃpicos foram abordados separadamente em um nÃvel de complexidade acessÃvel a um leitor nÃo especialista. O texto traz definiÃÃes sobre os sistemas de memÃria, o conteÃdo emocional e suas implicaÃÃes no comportamento, alÃm da funÃÃo do sono no processo de consolidaÃÃo de memÃrias.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 823
  • Visits: 15.635

Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivaÃÃo dos alunos. PorÃm indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente Ãs aulas teÃricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinÃmico e atrativo sÃo os jogos e modelos didÃticos, que auxiliam na transformaÃÃo do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteÃdos de GenÃtica sÃo os conteÃdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. PorÃm, hà a dificuldade de encontrar jogos so...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.278
  • Visits: 13.484

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 14
  • Visits: 694

# JOGO DA VELHA: BOTÂNICA EM AÇÃO

O jogo da velha estimula o aluno a desenvolver concentraÃÃo, raciocÃnio lÃgico, estratÃgia, alÃm dos conceitos de botÃnica atravÃs de uma forma lÃdica e prazerosa. A utilizaÃÃo do jogo lÃgico à um aliado no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo a iniciativa, autoconfianÃa e autonomia dos alunos. O jogo à muito parecido com o jogo da velha original, pois o objetivo à conseguir formar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) sendo que cada dupla possui peÃas de cores diferentes e realizam um movimento de cada vez.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 28
  • Visits: 1.197

VERTEBRADOS: JOGO DE BARALHO

A proposta desse jogo à apresentar atravÃs das cartas de baralho o grupo dos vertebrados para os estudantes do 2 ano do ensino mÃdio. O Baralho dos vertebrados à composto de 54 cartas onde cada conjunto à representado por um grupo de vertebrados: PEIXES ÃSSEOS, PEIXES CARTILAGINOSOS, ANFÃBIOS, RÃPTEIS, AVES E MAMÃFEROS. Para o jogo os alunos sÃo divididos em grupo de cinco integrantes, sendo que cada um recebe cinco cartas para iniciar o jogo. Em cada rodada, o jogador compra uma carta da mesa e passa uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda. O Ãltimo jogador da rodada descarta sua carta na mesa.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 55
  • Visits: 1.099

Jogos do Reino Animal

SequÃncia didÃtica com abordagem investigativa, que utiliza como estratÃgia a produÃÃo de vÃdeos explicativos e construÃÃo de jogos educativos, que colocam os estudantes no papel de educadores, trazendo as informaÃÃes pesquisadas fora do perÃodo de aula de forma diferenciada aos colegas de classe.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 18
  • Visits: 660

INVERTEBRADOS: JOGO DE DOMINÓ

O Dominà pedagÃgico pode ser utilizado como um instrumento facilitador ao estudo dos diferentes grupos de invertebrados, estimulando o raciocÃnio a fixaÃÃo de conceitos e a interaÃÃo entre os estudantes. A atividade à desenvolvida em grupo de quatro jogadores cujo objetivo à de colocar todas as pedras na mesa antes dos adversÃrios. Cada jogador, no seu turno, coloca sua pedra em uma das duas extremidades abertas, ligando a figura ao seu respectivo conceito, passando a vez ao prÃximo jogador. A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa atà quando um jogador colocar sua Ãltima pedra, esse entÃo à o vencedor.

Leia Mais
  • Category: Software
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.048
  • Visits: 10.607

Viajando com o Nitrogênio - Volume único

O jogo consiste em viajar pelo ciclo do nitrogÃnio passando por molÃculas e organismos envolvidos neste ciclo. Inicialmente o jogador toma a forma de uma molÃcula de nitrogÃnio molecular e deve clicar nos seres vivos mostrados na tela para descobrir se tal organismo assimila a molÃcula. ApÃs conhecer o Ciclo do NitrogÃnio, o jogo requer execuÃÃo de missÃes que irÃo exigir dos alunos a aplicaÃÃo dos conhecimentos sobre o mesmo, adquiridos nas partes 1 e 2 deste jogo. Os alunos passam a asumir o pepel de Zep, e deverÃo compreender o papel que cada criatura de seu planeta desempenha no ciclo; quais sÃo as relaÃÃes existentes entre as diversas criaturas e o balanÃo entre a p...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 170
  • Visits: 1.634

LudoKrebs: aprendendo bioquímica de um modo divertido

Este à um jogo de tabuleiro focando o metabolismo energÃtico. De forma lÃdica e interativa os estudantes podem aprender sobre a produÃÃo do ATP nas cÃlulas. Objetivos educacionais: Compreender os principais conceitos relacionados ao metabolismo: simultaneidade e dependÃncia; aÃÃo das enzimas; regulaÃÃo e integraÃÃo. Compreender o processo de geraÃÃo de ATP, por meio da via glicolÃtica, Ciclo de Krebs (Ciclo do Ãcido CÃtrico) e da Cadeia de Transportes de ElÃtrons.

Leia Mais
<Previous [1] Next> 
Results 1 - 14 from 14 Found materials (New search)